terça-feira, 21 de outubro de 2008

TRABALHO DE PESQUISA - 4ª BIMESTRE

TRABALHO BIMESTRAL –
PESQUISAR É EXERCITAR O APRENDER A APRENDER

Sobre ANARQUISMO, pesquise em sites da Internet e responda (indicando o site):

01) Quem foram os pensadores ( onde nasceram, quando, quais são suas ideologias)?
Mikhail Bakunin e Pierre Joseph Proudhon
02) Para os anarquistas as pessoas não precisam do governo para poder viver. Para os anarquistas, o que o Estado representa?
03) Se no anarquismo não há governo estatal, como as comunidades resolveriam seus problemas?

Leia o texto abaixo e responda:

Decorre daí que rejeito toda autoridade? Longe de mim este pensamento. Quando se trata de botas, apelo para a autoridade dos sapateiros; se se trata de uma casa, de um canal ou de uma ferrovia, consulto a do arquiteto ou a do engenheiro. Por tal ciência especial, dirijo-me a este ou àquele cientista. Mas não deixo que me imponham nem o sapateiro, nem o arquiteto, nem o cientista. Eu os aceito livremente e com todo o respeito que merecem sua inteligência, seu caráter, seu saber, reservando, todavia, meu direito incontestável de crítica e de controle. Não me contento em consultar uma única autoridade especialista, consulto várias; comparo suas opiniões, e escolho aquela que me parece a mais justa. Mas não reconheço nenhuma autoridade infalível, mesmo nas questões especiais; conseqüentemente, qualquer que seja o respeito que eu possa ter pela humanidade e pela sinceridade deste ou daquele indivíduo, não tenho fé absoluta em ninguém. Tal fé seria fatal à minha razão, à minha liberdade e ao próprio sucesso de minhas ações; ela me transformaria imediatamente num escravo estúpido, num instrumento da vontade e dos interesses de outrem [... [
Inclino-me diante da autoridade dos homens especiais porque ela me é imposta por minha razão. Tenho consciência de só poder abraçar, em todos os seus detalhes e seus desenvolvimentos positivos, uma parte muito pequena da ciência humana. A maior inteligência não bastaria para abraçar tudo. Daí resulta, tanto para a ciência quanto para a indústria, a necessidade da divisão e da associação do trabalho. Recebo e dou, tal é a vida humana. Cada um é dirigente e cada um é dirigido por sua vez. Assim, não há nenhuma autoridade fixa e constante, mas uma troca contínua de autoridade e de subordinação mútuas, passageiras e sobretudo voluntárias.
Esta mesma razão me proíbe, pois, de reconhecer uma autoridade fixa, constante e universal, porque não há homem universal, porque não há homem universal, homem que seja de aplicar sua inteligência, nesta riqueza de detalhes sem a qual a aplicação da ciência à vida não é absolutamente possível, a todas as ciências, a todos os ramos da atividade social. E, se tal universidade pudesse ser realizada em um único homem, e se ele quisesse se aproveitar disso para nos impor sua autoridade, seria preciso expulsar esse homem da sociedade, visto que sua autoridade reduziria inevitavelmente todos os outros à escravidão e à imbecilidade. Não penso que a sociedade deva maltratar os gênios como ela o fez até o presente momento; mas também não acho que os deva adular demais, nem lhes conceder quaisquer privilégios ou direitos exclusivos ; e isto por três razões; inicialmente porque aconteceria com freqüência de ela se tornar um charlatão por um gênio; em seguida porque, graças a este sistema de privilégios, ela poderia transformar um verdadeiro gênio num charlatão, desmoralizá-lo, animalizá-lo; e enfim, porque ela daria a si um senhor.
BAKUNIN, Mikhail. Deus e o Estado. Tradução: Plínio Augusto Coelho.p.25-26.

MARXISMO – “ O Manifesto do Partido Comunista” – Disponível em < HTTP://www.dominiopublico.org.br>

A partir da leitura do Manifesto Comunista, responda:

01) O capitalismo transforma a força de trabalho em mercadoria, segundo Marx. Faça uma reflexão sobre essa idéia, pensando no desgaste vital dos trabalhadores em nossa sociedade.
02) Para Marx e Engels, o que é o proletariado?
03) Qual é o ideal de cidadania comunista?

Nenhum comentário: